AQUELE QUE PRATICA A ARTE DA MÚSICA, OUVINDO, COMPONDO, TOCANDO OU CANTANDO...
VIVE COM A ALMA...

A MÚSICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA VIDA DO SER HUMANO! POIS DESENVOLVE MAIOR POTENCIAL.
Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante...
Mexe com as emoções, equilibrando-as.
Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem.
Na Educação Infantil auxilia os pequenos na aprendizagem devido ao seu caráter lúdico.
No Ensino Fundamental permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
Na Educação Especial, abre possibilidades de aprendizagens para as crianças com deficiência.
A música é a alma da vida.
Portanto, entre neste universo e deixe-se levar...

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dimensões da Educação Musical



Dimensões da educação musical

Publicada em 23/05/2012.


Marli Irgang Gonzaga – Educadora especial, orientadora educacional da Escola Osvaldo Aranha


Muito me chamou a atenção ao deparar-me com uma escola onde o trabalho com a música é realizado, explorando as diversas dimensões da natureza humana numa era em que falta a sensibilidade; o que deve estar na base de uma educação considerando que ser e saber deve caminhar junto.

Neste sentido cabe refletir sobre as dimensões da educação musical neste momento em que se reintroduz a música na educação brasileira. Muitos projetos precisam ser pensados e assumidos como válidos, levando-se em consideração que a aprendizagem como linguagem justifica a presença da música como inquestionável e insubstituível em uma formação integral do ser humano.

E elogiável uma escola pública que apresenta em seu projeto de escola, a música como um componente do currículo envolvendo desde a mais tenra idade, alunos das séries iniciais e finais, além de professores, monitores, funcionários e equipe diretiva inserida no trabalho que gradativamente exploram a percepção e competências em linguagem musical utilizando a voz e o próprio corpo como instrumentos e recursos, além da nota musical.

A música revela sua importância no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo com maior ou menor intensidade, sendo presente na vida do ser humano a despertar emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que se possui para assimilar a mesma. A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.

FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de ninar’. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno atingindo a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo , do som, da melodia fazendo parte da afetividade.

A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula para desenvolver a criatividade, promover a autodisciplina e despertar a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras decada um.

Em todo lugar sentimos a sua presença, a proporcionar sentimentos, a fazer com que as pessoas sintam-se felizes, alegres, melancólicas, calmas, sensuais....Enfim, traz experiências de vida vindo a constituir um fator importante na formação do caráter do indivíduo.


PARA VER O ARTIGO DIRETO DO SITE DO JORNAL DA MANHÃ, CLIQUE NO LINK ABAIXO:



http://www.jmijui.com.br/publicacao-4564-Dimensoes_da_educacao_musical.fire

Nenhum comentário: